Pesquisar este blog

domingo, 17 de novembro de 2013

CARNAIBA: OS VIVIDOS 80 ANOS DE DE DONINHA PEREIRA

 Neste domingo 17, foi dia de comemorar o aniversário dos 80 anos de Damiana Pereira Andrade, a popular Doninha, moradora da cidade de Carnaíba.
Nascida no dia 17 de Novembro do ano de 1933, no sitio Varjota, hoje município de Quixaba, filha do educador  Joaquim Pereira de Carvalho e de Dona Emília Monteiro da Silva.

Aos 18 anos, começou lecionar como professora leiga, na gestão do então prefeito de Flores José Santana, se dedicando posteriormente à fazer Magistério na Escola Joaquim Mendes da Silva, em Carnaíba e de fato se tornar professora exercendo a função por 30 anos e depois mais 02 para conseguir sua aposentadoria.

Doninha teve um total de quatro filhos; José Vianney, Everaldo Pereira de Andrade, Claudionora Pereira, e Vilma Lúcia Pereira Andrade com um total de doze netos e cinco bisnetos. 

Durante sua época na sala de aula, Doninha auto se descobriu como uma bela poetisa. Começou criando poesias apenas para sí até se tornar uma das mais populares na cidade de Carnaíba. Em um período que era professora do antigo mobral, seu talento como poetisa foi descoberto pela saudosa Petuca Malaquias com a poesia; "Nossa Terra, Nossa Gente" que acabou tendo que declamar em um evento da escola.
A poetisa até hoje não tem nenhum livro publicado, mas suas obras são reconhecidas na FUNDARPE. Na foto ao lado, posa ao lado do neto primogênito Helton.
FONTE:cauêrodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário