Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

três municípios formam consórcio para construção de aterro sanitário


 construção de um aterro sanitário, como determina a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Bezerros, Riacho das Almas eCumaru dividirão a administração do local que servirá para dar o destino correto ao lixo produzido pelos municípios.

O local escolhido para abrigar o aterro fica em Cumaru. É um terreno de 12 hectares, que fica localizado a 22 km do centro da cidade. Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Helenildo Bezerra da Silva, o terreno escolhido apresenta as condições ideais para a construção do aterro. “Escolhemos este local por estar distante de residências, estar centralizado entre os três municípios e ter uma topografia apropriada para a obra”, explica.
De acordo com o secretário de Infraestrutura de Bezerros, Paulo Roberto Leite, a parceria resultará na diminuição dos custos para a implementação do aterro sanitário. “Os municípios de menor porte não têm a capacidade financeira de suprir as exigências que a norma determina. Nós não conseguiríamos cumprir a lei. Pelo caminho da parceria, houve a divisão das despesas e os recursos vão ser compartilhados”, afirma.
A previsão é de que o aterro esteja funcionando já no ano que vem. Mas, para isso, é necessária a aprovação dos órgãos ambientais. Segundo o secretário de Infraestrutura de Bezerros, Josevânio de Miranda,  a documentação para regularização do local já foi solicitada. “Já pedimos a CPRH a licença ambiental. Para o nosso município é importante a mudança. Devemos ainda realizar projetos sociais para acolher as pessoas que vivem nos lixões. A ideia é ter uma cooperativa para eles”, detalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário