Pesquisar este blog

sábado, 7 de dezembro de 2013

Em Pernambuco, vestibulares de 15 cursos são suspensos pelo MEC

Dos 270 cursos com vestibulares suspensos pelo Ministério da Educação este ano, 15 são de faculdades em Pernambuco. Na Região Metropolitana do Recife, 13 graduações foram avaliadas com conceito insatisfatório pelo MEC e não farão mais seleções de vestibular em 2013. Os dados são resultado do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012, divulgado na última segunda-feira (2). A lista de cursos penalizados, entretanto, foi publicada nesta sexta (6) no Diário Oficial da União.
Entre os cursos suspensos, estão as graduações de administração da Faculdade de Ciências Humanas Esuda, direito da Faculdade Salesiana do Nordeste, administração da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), publicidade e propaganda da Escola Superior De Marketing e ciências contábeis da Faculdade Santa Helena.

De acordo com o MEC, os 152 cursos com vestibulares suspensos devem apresentar um protocolo de compromisso para ter direito à reabertura do processo seletivo das graduações punidas. O MEC fará uma avaliação presencial após a entrega do protocolo. Os cursos com tendências negativas deverão executar o protocolo de compromisso durante o ano para que a abertura de novas vagas seja reavaliada.

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) é composto por três índices que, juntos, avaliam os cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) correspondem a 55% da nota, que são somadas a análises de infraestrutura e instalações (15%), além dos recursos didático-pedagógicos e do corpo docente. Eles correspondem aos 30% restantes da composição da nota.

Os cursos que obtiveram conceitos 1 ou 2 estão sujeitos a medidas administrativas. Uma delas é a suspensão de novas vagas no próximo vestibular da faculdade. Este ano, foram avaliados 8.184 cursos de 1.762 instituições de ensino superior. Em 2009, 27% dos cursos avaliados obtiveram conceitos 1 ou 2. Segundo os dados, em 2012, a porcentagem caiu para 12%.

Confira abaixo a lista de cursos suspensos nas faculdades pernambucanas:
FACULDADECURSONOTA EM 2012
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaruciências contábeis1,794
Escola Superior de Relações Públicas (Recife)secretariado executivo1,865
Faculdade de Ciências Humanas Esuda (Recife)administração1,708
Escola Superior de Marketing (Recife)publicidade e propaganda1,873
Escola Superior de Marketing (Recife)administração1,823
Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (Ipojuca)ciências contábeis1,827
Faculdade Santa Helena (Recife)administração1,922
Faculdade Salesiana do Nordeste (Recife)administração1,853
Faculdade Salesiana do Nordeste (Recife)direito1,688
Faculdade Luso-brasileira (Carpina)ciências contábeis1,783
Faculdade Europeia de Administração e Marketing (Jaboatão)administração1,725
Instituto de Ensino Superior de Olindadireito1,936
Faculdade Santa Helena (Recife)ciências contábeis1,189
Faculdade Metropolitana da Grande Recife (Jaboatão)publicidade e propaganda1,812
Faculdade Integrada de Pernambuco (Recife)administração1,774
Procuradas pela equipe do G1, a assessoria de comunicação da Faculdade Metropolitana do Recife informou que a lista de cursos ainda está sob análise. Já a Facipe garantiu que o resultado do curso de administração é uma exceção e que a direção já está traçando estratégias de melhorias. A diretoria geral da Faculdade Esuda informou que o vestibular para o curso de admnistração não será alterado, e que aguarda o MEC entrar em contato diretamente com a gestão da instituição.

A Faculdade Europeia de Administração e Marketing (Fepam) informou que o conceito insatisfatório foi atribuído pelo MEC antes da mudança de gestão, em 2011, quando foram feitos investimentos na infraestrutura, biblioteca e corpo docente, e da renovação projeto pedagógico.
Na última vez que foi avaliada pelo MEC, em junho de 2012, a Fepam afirma que recebeu conceito 3. O reconhecimento do curso está em processo de renovação. Além disso, a Faculdade informa que vai pedir anulação do cancelamento do curso, alegando que não é justo tomar essa decisão usando como base apenas a nota do Enade, sem uma visita dos técnicos do MEC.
Em nota, a Faculdade Santa Helena disse que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas junto ao MEC para o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) atribuído à instituição ser reavaliado "por não concordarmos com a forma de avaliação do mesmo". A instituição tomou todas as medidas legais para manter o vestibular.

G1 procurou as demais faculdades para saber se elas pretendem apresentar o protocolo de compromisso ao MEC, mas ainda não teve retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário