Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Escolas de tempo integral são opção para pais deixar os filhos

Muitos pais trabalham o dia inteiro e não têm com quem deixar os filhos. Uma alternativa para eles são as escolas com um turno complementar: estabelecimentos de ensino que oferecem aulas durante o período integral. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, escolas da rede pública e da particular oferecem este tipo de serviço.
O número de pais que procuram as escolas com período integral tem aumentado. “A cada ano a procura tem sido bem maior. Os pais alegam que trabalham e que querem deixar a criança com segurança”, explica a diretora de uma escola, Soraia Siqueira.
Em outra unidade escolar que também oferece educação integral, as crianças têm as aulas normais pela manhã. Já no turno da tarde, são oferecidas atividades complementares diversificadas, como aulas para tocar instrumentos musicais. De acordo com a coordenadora Adriana Oliveira, a ideia é que a criança passe mais tempo na escola. “Os pais ficam super tranquilos. Ao invés da criança estar em casa em frente da televisão e com jogos eletrônicos, fica na escola, onde está sendo trabalhado e estimulado em diversas áreas.”
De acordo com a secretaria de Educação, há 134 escolas e creches no município. Dessas, 69 oferecem o regime semi-integral. “Os alunos também passam o dia inteiro na escola, com a carga horária um pouco menor que as de tempo integral, mas que também têm atividades complementares", diz o secretário municipal de Educação, Welson Costa.
Na rede pública estadual, 51 das 63 escolas da região oferecem a jornada ampliada. Segundo o gerente regional de Educação, Antônio Fernando, a vaga é oferecida dentro do processo regular. “Os alunos da rede já estão matriculados e os outros estão fazendo cadastro para garantir a matrícula”, orienta.
Cuidados
Para escolher as escolas com turnos complementares, alguns cuidados são necessários na hora de matricular os filhos. A psicopedagoga Fernanda Lima explica que o espaço é a primeira coisa que deve ser observada. “É importante verificar se o espaço corresponde com o tempo que a criança irá passar na escola”, diz.
Outro ponto é em relação a segurança. “Se a criança for ficar no turno integral com almoço, é importante que os pais observem a alimentação, a cozinha da escola, e se há um acompanhamento nutricional˜, explica. Já em relação a formação profissional dos professores,  a psicopedagoga orienta que os pais devem manter um diálogo com a gestão da escola.
Ministério Público
De acordo com a promotora de Justiça da Cidadania, Silvia Amélia, os professores têm que ser qualificados. Caso tenha algum problema com a escola, os pais devem recorrer a algum órgão de fiscalização. “ São a secretária de Educação, Gerência Regional de Educação, Conselhos municipais de Educação e o próprio Ministério Público".
Em Caruaru, a  promotoria de Justiça da Cidadania fica na sede do Ministério Público, que fica na Rua José Florêncio Filho, s/n, no bairro Maurício de Nassau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário