Pesquisar este blog

sábado, 28 de dezembro de 2013

Policia Militar dá orientações para reforçar a segurança em casa

Muita gente aproveita o fim de ano e as férias de janeiro para viajar com toda a família. Com isso, o imóvel fica vazio. A Polícia Militar dá algumas orientações para evitar que o imóvel seja furtado. De acordo com Capitão Edmilson Silva, da Polícia Militar, contratar serviços de monitoramento eletrônico e vigilância auxiliam na segurança. “O morador deve tomar todas as medidas que forem necessárias para a prevenção e intimidação de qualquer ato criminoso”.
Quem não pode contratar esses serviços deve redobrar os cuidados. Uma das dicas mais importantes é não deixar que a casa pareça desabitada. “Peça para um parente ou vizinho de confiança manter a movimentação na residência. É importante que recolham as correspondências e jornais para que o acumulo não indique ausência de pessoas”.
Ainda segundo Silva, pequenos detalhes como fechar bem as portas fazem a diferença para que o morador quando voltar das ferias não tenha uma surpresa desagradável. “O cadeado da porta deve ficar fechado para o lado de dentro da casa. Estando do lado de fora é um indicativo de que não tem ninguém em casa”.
A funcionária pública, Maria José Cavalcante, mora em um apartamento e mesmo assim não descuida da segurança na hora de viajar. “Sempre verifico se as portas e janelas estão bem fechadas. Às vezes, faço isso mais de uma vez. Não é porque moro em um condomínio que minha casa está totalmente segura”.
Segundo a polícia, outra dica é desligar o telefone fixo e a campanha para que as chamadas continuas não indiquem que a casa está vazia. Programar televisores e rádios para ligarem e desligarem em alguns horários ajuda a enganar os bandidos.
O policial ressaltou a ainda a importância da colaboração da vizinhança. “Este período de férias nós registramos mais furtos em imóveis do que nos outros períodos do ano. Por isso, é importante que se os vizinhos perceberam alguma movimentação estranha ou outras ocorrências liguem para a Polícia Militar através do 190”, disse o capitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário