Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, comemora o bom momento no setor da construção civil. Há canteiros de obras por toda parte. De acordo com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI-PE), o setor cresceu 100% nos últimos quatro anos. Atualmente, há 30 empreendimentos em andamento no município. O que significa, quase três mil novos imóveis no mercado em um ano.
Um dos projetos, é a construção de um bairro planejado que conta com 48 apartamentos e 30 casas, além de uma área comercial. Em janeiro, os imóveis começaram a ser entregues aos compradores. O construtor, Pedro Vieira, comemora o sucesso e planeja novos empreendimentos na cidade. “A tendência é que o mercado continue crescendo nos próximos cinco anos. Isso traz muita tranquilidade para quem investe”, conta.
Embora os números do crescimento sejam expressivos, ele não resolve o problema do déficit habitacional no município. Ainda de acordo com o CRECI-PE, seria necessário o dobro para atender a necessidade, ou seja, seis mil novos imóveis por ano. A procura por imóveis é grande porque 40% deles são alugados em Santa Cruz
Uma empresa resolveu investir no município com a construção de um prédio de 22 andares, quatro apartamentos em cada um deles. A previsão de entrega é junho do ano que vem. Mais da metade dos imóveis estão vendidos. Segundo o engenheiro civil, Valmiro Silveira Lima, a ideia é expandir ainda mais os negócios. Porém, falta de mão de obra qualificada é um problema. “É preciso investir em cursos que aqui ainda não tem. A gente acaba indo buscar fora da cidade, isso eleva os custos para a empresa. Mesmo assim a cidade tem potencial para quem quer investir em construção”.Para o vice-presidente da Câmara Setorial dos Corretores de Imóveis, Thiago Feitosa, o desafio é aumentar a oferta. “É necessário atrair novos investidores e mão de obra suficiente para que os empreendimentos sejam entregues dentro do prazo, o que estimula o comprador”, disse Feitosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário